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APMF

APMF - Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, - pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado. 


Histórico

Desde 1969, a Coordenação de Assistência ao Educando desempenhou suas funções em âmbito estadual no sentido da criação e dinamização de Associações de Pais e Professores. Tais estudos surgiram quando da criação do Serviço Social Escolar, por meio do Decreto n.º 10.527, art. 5.º, item C, de 09 de janeiro de 1963, cuja finalidade era cooperar com a escola no processo educacional, assegurando ao educando o máximo desenvolvimento na sua educação, procurando eliminar causas que impedissem o aproveitamento, o ajustamento e a integração da criança na escola.
Resolução n.º 2135, de 23 de maio de 1974, determinou às Inspetorias Regionais de Ensino que providenciassem, junto às direções dos estabelecimentos, a criação e dinamização de Associações de Pais e Professores, que tinham como objetivo estabelecer um diálogo para que se discutissem as dificuldades apresentadas na educação de seus filhos, visando solucionar os problemas que se apresentavam, como também melhorar o nível sociocultural da comunidade escolar.

No ano de 2001 criou-se, por intermédio do Decreto n.º 5123/01, a Área de Mobilização Educacional, nesta Secretaria, tendo como papel estimular e promover a mudança de visão e comportamento da comunidade e da sociedade de que a escola pública não é só do governo e sim de todos nós.

No ano de 2003, passou a denominar-se Assessoria de Relações Externas e Interinstitucionais, que por intermédio da Divisão de Apoio e Acompanhamento das APMFs visa envolver os pais num trabalho de colaboração no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao educando e na integração: família - escola - comunidade. A busca constante para envolver toda a comunidade externa e interna da escola levou esta Assessoria, por meio da Divisão de Apoio e Acompanhamento das APMFs, a realizar um projeto de Atualização dos Estatutos das APMFs, estimulando a cultura da participação efetiva da comunidade em busca de resultados positivos nas Escolas Públicas Estaduais, gratuitas e universais no contexto atual. Durante todo o 2º semestre de 2003, com a participação dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná e após ampla discussão com os representantes dos segmentos da escola e da comunidade, foi construída uma nova sugestão de Estatuto, onde foi contemplado o segmento dos funcionários, passando a ser intitulada APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) a partir de 06 de dezembro de 2003.

No ano de 2007 após a reestruturação do organograma da SEED, foi criada a Diretoria de Políticas e Programas Educacionais - DIPOL, dentro dessa diretoria criou-se a Coordenação de Assuntos da Comunidade Escolar - CACE, com a finalidade de expandir, fortalecer, apoiar e acompanhar as APMFs, assim como os Grêmios Estudantis.

Incentivar o uso da Carterinha Estudantil, através da parceria com os NREs e UBES/UPES.

Divulgar e ampliar as adesões das APMFs no Programa Anjos da Escola. 

Mais informações acesse http://celepar7.pr.gov.br/apm/menu/menu_apm.asp















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